quinta-feira, 23 de junho de 2011

Milestone A853: Qual ROM escolher?

O Motorola Milestone A853, lançado no final de 2009, foi o primeiro smartphone a chegar no mercado com o Android 2.0, e graças a seus recursos foi eleito o gadget do ano pela revista Time. Sua tela capacitiva de 3.7 polegadas, com uma excelente resolução de 480 x 854 pixels, chamou a atenção pela nitidez e qualidade das imagens exibidas, possibilitando a visualização de vídeos em alta definição além de facilitar a navegação na internet, já que mesmo sem zoom os textos se tornam legíveis. E por falar em zoom, um recurso muito apreciado por quem já teve a oportunidade de utilizar o iPhone, smartphone da Apple, é o “pinch to zoom”, ou o movimento de pinça, que também está presente no Motorola Milestone, não somente no navegador de internet, mas também em aplicativos como a galeria de fotos e até mesmo em jogos como o famoso Angry Birds.

O fato é que o Milestone está ficando para trás graças ao lançamento de celulares que cada vez mais se assemelham aos notebooks. Hoje, na hora de comprar um smartphone não olhamos mais somente para o tamanho da tela ou teclado QUERTY, procuramos características similares àquelas encontradas nos computadores, como o tipo e frequência do processador, quantidade de memória RAM e sistema operacional.

E falando em sistema operacional, o Motorola Milestone passou recentemente por aquela que provavelmente será sua última atualização, para o Android 2.2 Froyo. Mas se você é um entusiasta que adora testar os novos lançamentos e possui um Milestone não precisa se desesperar e nem sair correndo para trocar de aparelho. Alguns usuários deste fantástico smartphone que entendem muito do sistema Android resolveram fazer o que a Motorola não fez e lançaram, antes mesmo da fabricante, versões do Android 2.2 Froyo e até mesmo do 2.3 Gingerbread para o Milestone e, diga-se de passagem, as chamadas ROMs customizadas funcionam até melhor que a ROM oficial e fazem com que o aparelho não fique obsoleto, melhorando consideravelmente seu desempenho.

O blog GSMLife testou as principais ROM's disponíveis para o Milestone, as quais reproduzirei neste post:

ShadowMOD BR
A ShadowMod Br é uma ROM que começou baseada no android 2.2 e atualmente possui também uma versão 2.3. Apesar do projeto estar aparentemente parado, já que a última atualização na página oficial – http://code.google.com/p/shadowmodbr/ – ocorreu no dia 29 de março, quando foi disponibilizado o kernel oficial brasileiro, a versão 2.2 Froyo está aparentemente finalizada e é uma ótima opção para aqueles que desejam iniciar sua peregrinação em busca da ROM perfeita. Estável, rápida e praticamente sem bugs – algum problema que possa atrapalhar o funcionamento do sistema e gerar reinicializações ou travamentos –, é com certeza uma obra prima que merece ser testada.

O ponto negativo desta rom é o fato de não vir com overclock nativo, sendo necessária a aplicação de patches via Openrecovery para overclock e governor, mas não é um procedimento difícil de ser realizado.

O tutorial de instalação da rom pode ser encontrado no site, assim como os arquivos e programas necessários.

CyanogenMOD
Apesar dos desenvolvedores desta ROM afirmarem que o Milestone não é oficialmente suportado, uma versão adaptada dela não só roda com perfeição nesse smartphone como também está na briga pelo posto de melhor ROM customizada. A quantidade de memória disponível nela é bem satisfatória tanto na CyanogemMOD 6 quanto na 7 (CM6 e CM7), que são respectivamente versões do android 2.2 Froyo e do 2.3 Gingerbread, o que faz com que os aparelhos rodem sem travamentos ou reinicializações. A grande vantagem desta ROM  são as atualizações, que acontecem com uma frequência bem regular e sempre buscam corrigir algum possível bug que possa aparecer.

No site oficial da CyanogenMOD – http://android.doshaska.net/ – também é possível encontrar os arquivos e programas necessários. Lembrando que para melhorar o funcionamento do 3G nessa rom é necessário mudar o Baseband do aparelho pelo Openrecovery 3.3 para o Brazil.zip.

O overclock nesta ROM é simples e prático, já que não há necessidade de reiniciar o aparelho no modo de recuperação para acessar o Openrecovery e aplicar patches, como na ShadowMOD Br, já que ela possui um menu localizado dentro do menu principal do aparelho que permite várias personalizações de aparência e desempenho. Nas versões mais atuais já é possível aplicar overclock de até 1Ghz com vários perfis de governor e além disso ela apresenta um recurso muito interessante, que é a memória virtual, que pode ser ajustada com valores entre 16 Mb e 48 Mb, o que deixa o Milestone mais “esperto”.

A barra de notificações da CyanogenMod é outro destaque, trazendo atalhos para ligar e desligar bluetooth, wi-fi, gps e alternar entre os perfis de som.

O ponto negativo desta rom é o fato de não vir nativamente com aplicativos nativos do android instalados, como Gmail, Google Maps e Youtube, mas isso pode ser corrigido através da instalação do Gapps.zip, também através do Openrecovery, na opção apply update.

Ho!No!
Ho!No! Fiz besteira!
Apesar das brincadeiras com o nome da ROM, ela é uma fantástica opção para os viciados em jogos, já que deixa uma grande quantidade de memória disponível. Baseada na CM7, com o Android 2.3 Gingerbread, possui algumas modificações que melhoram o desempenho dela na hora de rodar aplicativos mais pesados.

Os arquivos necessários para a instalação desta ROM podem ser encontrados no fórum XDA-Developers – http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=849676 – e o procedimento de instalação é o mesmo da CyanogenMOD 7.

IceandFire
Seguindo a linha da Ho!No!, a última versão da IceandFire é baseada na CM7 e também agradará aqueles que procuram uma ROM para jogar. A memória livre nela também é surpreendente e a maioria dos jogos testados funciona muito bem. Assim como suas semelhantes Ho!No! e CM7, a estabilidade é fantástica e o desempenho muito satisfatório.

Os arquivos necessários para a instalação desta ROM também podem ser encontrados no fórum XDA-Developers – http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=941851 – e o procedimento de instalação segue o padrão.

MiuiBR
Buscando uma opção para fugir das ROMs baseadas nas originais, os chineses desenvolveram uma rom totalmente diferente. Com versões do Android 2.2 Froyo e 2.3 Gingerbread, a MiuiBr tem seu visual baseado no iOS, o sistema operacional do iPhone. A quantidade de temas para ela é grande e as personalizações disponíveis são agradáveis e fáceis de instalar.

O desempenho dessa ROM é um show à parte e mesmo sem overclock gera uma grande melhoria na velocidade de resposta do Milestone, o que faz com que ela seja a queridinha de muitos usuários.

A barra de notificações da Miui é uma grande adição ao padrão do Android, já que possui uma variedade grande de opções que permitem ligar e desligar vários recursos do aparelho.
A aparência da miui, que é o grande diferencial desta ROM, também se torna seu ponto negativo, dependendo de quem está utilizando. Como é baseado no iOS o visual da Miui não agrada a todos e realizar operações simples para aqueles acostumados com o Android pode ser confuso, já que os menus são diferentes.

No site oficial da ROM – http://code.google.com/p/miuibr/ – podem ser encontrados os arquivos necessários e o procedimento de instalação é o mesmo das outras ROMs.

The FroyoMod
Contrariando a tendência de sempre atualizar para a versão mais recente, a ROM The FroyoMod busca a perfeição do sistema que dá nome a ela, o Android 2.2 Froyo, implementando diversas modificações gráficas que o deixam, na última versão da rom, com a aparência do Android 3.0 Honeycomb, além de diversas animações e transições que tornam a interface do sistema bem interessante.

O desempenho da ROM também é muito bom, com respostas rápidas e estabilidade surpreendente.

Os arquivos necessários para a instalação da rom podem ser encontrados no fórum XDA-Developers – http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=815595 – e os procedimentos de instalação seguem o padrão das outras ROMs.

Obs: O blog Ricardo Machado não se responsabiliza por possíveis danos causados em seu aparelho pela falha na instalação de uma ROM não oficial. Faça por sua conta e risco, entretanto não temos conhecimento de problemas permanentes causados por falhas na instalação. A maioria deles pode ser resolvida reiniciando o processo. Lembramos que a alteração da ROM original poderá causar a perda da garantia de fábrica de seu aparelho.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More