sábado, 2 de julho de 2011

O que é “nand backup” para Android?

Muitas vezes quem escreve sobre tecnologia  incorre no erro de supor que o leitor já sabe de tudo aquilo que se está falando. Eu mesmo me incluo nesse “hall dos acusados”, afinal o blog está cheio de termos técnicos e de muita coisa que vai ser útil exclusivamente ao usuário avançado. Tenho que melhorar nesse quesito.

Quando tratei de me informar sobre nand backup para Android, encontrei o verdadeiro mar de informações, mas praticamente tudo que estava escrito já partia do pressuposto de que o leitor já sabe do que se trata e inclusive já está usando aquilo há algum tempo.

Essa postagem serve, então, para “dar uma colher de chá” aos iniciantes e, eventualmente, ajudar alguém a não passar pela dificuldade que eu mesmo tive quando precisei da informação.

O tão falado nand backup é uma cópia de segurança do seu sistema inteiro, tanto do sistema operacional, como de todas as configurações encontradas ao momento do backup, como dos aplicativos instalados, dos seus dados de usuário, da agenda de contatos, das redes sociais, dos e-mails, de absolutamente tudo!


Restaurando um backup desse tipo você devolverá o seu sistema, exatamente, ao estado em que ele se encontrava antes, não importa que tipo de trapalhada você tenha feito para precisar dessa restauração.


Antes de achar o “caminho das pedras” lembro de ter pensado que esse backup era feito com algum aplicativo dotado de privilégios de super usuário (acesso root) rodando no Android. Não, você não irá fazer isso com um aplicativo instalado a partir do Market ou coisa parecida, até porque a principal finalidade desse backup é a restauração do sistema mesmo em casos em que ele esteja danificado e não consiga, sequer, iniciar.


As ferramentas necessárias para a geração e restauração de um nand backup num smartphone baseado em Android são encontradas nos sistemas de recovery alternativo. No caso do Quench, o melhor que conheço é o j_r0dd-mb501-v1.7.6 FINAL. O Milestone possui um mais famoso, que é o G.O.T.’s OpenRecovery.


Para acessar uma opção desse tipo, você deverá ter um sistema de recovery alternativo instalado e iniciar seu aparelho em modo de recuperação. A opção do nand backup estará lá. Acessando-a, você poderá, a qualquer momento, efetuar um backup completo do seu sistema ou recuperá-lo usando um backup previamente gerado.

O nosso blog tem em seus arquivos alguns textos que explicam como obter root no Quench e instalar um recovery alternativo. Naquela época eu ainda não conhecia o j_r0dd, que hoje considero o mais recomendado. Portanto, caso deseje realizar o procedimento, siga aquele guia e, na hora de fazer o flash no recovery, use o arquivo do j_r0dd.


Tanto no Quench quanto no Milestone, o acesso ao menu de recovery é obtido ligando o celular com o botão da câmera pressionado, mas essa forma de acesso pode ser diferente em outros modelos, então não há como fazer desse texto um “tutorial” genérico. Isso é impossível.

Quando a outros modelos de Android, você estará por sua conta. Pelo menos agora você sabe do que se trata e para que serve.

Fonte: Droider

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More