domingo, 18 de setembro de 2011

Windows 8 em detalhes: principais características, novidades

O presidente da divisão de Sistemas Operacionais, Steven Sinofsky, apresentou na conferência BUILD 2011 a versão de desenvolvimento do próximo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8. O sistema mostra-se ao mundo com riqueza de detalhes pela primeira vez e traz uma série de novidades que foram pensadas para desktops e dispositivos com tela de toque. Algumas mudanças são sutis, e outras, bem radicais.

Estes são apenas alguns dos principais itens que podem influenciar no funcionamento geral do sistema, tanto na sua performance quanto na usabilidade:
- Todos os programas do Windows 7 vão rodar de forma nativa no Windows 8. A compatibilidade é integral, não é preciso instalar nenhum programa adicional para que os programas funcionem no novo sistema;

 - As notificações de atualização e segurança agora estão minimizados no canto inferior direito da tela de login. No Windows 7, você recebe essas notificações com a sessão em andamento, no canto inferior direito, ao lado do relógio;

- O Gerenciador de Tarefas do Windows foi remodelado, e no Windows 8, suspende os aplicativos que não estão em execução na tela. Com isso, você tem (teoricamente) um menor consumo de memória e bateria no dispositivo;

- Duas novas funções, Reset PC e Refresh PC, permitem reinicialização e restauração rápida do sistema;

- O software de virtualização HyperV vem carregado no Windows 8;

- O suporte para mais de um monitor pode agora habilitar uma única tela de fundo para todos os monitores, além de barras de tarefas específicas para cara monitor. Isso amplia a organização e a funcionalidade para usuários que trabalham com mais de uma tela executando atividades diferentes.

- O suporte multitouch está habilitado para funcionar com o Internet Explorer 10.

- A função de lupa foi aprimorada para um melhor uso na área de trabalho.

- Um novo modo de entrada de dados, thumb-by-thumb, facilita a digitação de informações pelos polegares (no caso do Windows 8 ser utilizado em smartphones ou tablets).

- A interface de usuário Metro permite a atualização de informações nos seus hubs, como e-mails, fotos, calendário e contatos, através do Windows Live ID.

- Um novo recurso de sincronização de preferências entre vários dispositivos com Windows 8 de um mesmo usuário. As mesmas configurações definidas no desktop estarão no seu tablet, smartphone ou ultrabook.

- Suporte de atualização contínuo para os usuários que instalarem o Windows 8 Developer Preview Beta.


- Suporte para o SkyDrive, para armazenamento de aplicativos baseados na nuvem.

- O Windows 8 pode funcionar até mesmo com computadores de configurações restritas, ou de hardware um pouco mais antigo. Um exemplo disso é que o netbook Lenovo S10 (lançado há 3 anos com um processador Atom de primeira geração e 1 GB de RAM) pode rodar o Windows 8 sem maiores dificuldades. Uma das promessas da Microsoft é que o Windows 8 precise de apenas 280 MB da memória RAM para funcionar sem problemas, enquanto que o Windows 7 precisa de, pelo menos, 400 MB de RAM.

- Parte da interface do Metro estará previamente ativa no núcleo do processador, tornando a inicialização do sistema e a execução de aplicativos mais rápida.

- Aplicativos no padrão Metro e no sistema Win32 estarão disponíveis para venda na Windows Store.
- Dispositivos com Windows 8 equipados com chip NFC poderão utilizar o recurso tap-to-share para compartilhar conteúdos com outro dispositivo equipado com Windows 8, ou podem ser usados para receber conteúdos de dispositivos com NFC.

- O login vai usar um sistema de identificação baseado em foto.

- Os aplicativos estão aptos a se conetar à web de forma nativa e identificar outros aplicativos em execução.

- Um software antivírus estará integrado ao Windows 8.

- Não haverá uma versão do Windows 8 dedicada a tablets e provavelmente também não haverá para os media centers (ou media players).

- Até o momento, não está claro quantas "edições" do Windows 8 teremos (Home, Professional, Ultimate etc).

- Dispositivos com processadores ARM serão compatíveis com o Windows 8, mas não neste preview para desenvolvedores.


E como faço para testar o Windows 8?

Se você é um desenvolvedor de aplicativos Microsoft, ou é um entusiasta e quer testar as novidades antes dos demais, saiba que é possível, mas existem alguns pontos que você precisa saber antes.
Antes de qualquer coisa, vale aquele lembrete: você vai fazer essa atualização por conta e risco. A versão oferecida pela Microsoft é um preview de um sistema que ainda está em desenvolvimento, ou seja, é uma versão que pode oferecer erros de compatibilidade e instabilidades diversas. Logo, se você tem arquivos ou programas importantes, recomendamos que faça o backup de todo o conteúdo do seu computador ou instale o Windows 8 em uma partição separada no disco rígido do seu computador ou em uma máquina que não tenha nenhum conteúdo relevante.

Para fazer o download da imagem do instalador (ISO), é só clicar aqui para ter acesso à página do Windows 8 dentro da área para desenvolvedores Windows. Não é necessário nenhum tipo de cadastro ou registro, e a ISO completa tem o tamanho de 4.3 GB. Após o download, você precisa gravar essa ISO em um DVD, para depois instalar o sistema em seu computador.

As especificações mínimas para instalação da versão de desenvolvimento do Windows 8 são: processador de 1 GHz de 32-bits (x86) ou 64-bits (x64) ou superior (Lembrete: pelo menos nessa versão de desenvolvimento, os processadores no padrão ARM não são compatíveis), 1GB de memória RAM (32-bits) ou 2GB de RAM (64-bits), 16GB disponíveis no disco rígido (32-bits) ou 20GB (64-bits) e placa gráfica compatível com DirectX 9 com WDDM 1.0 ou superior.

Dispositivos com tela sensível ao toque vão aproveitar melhor os novos recursos do sistema. Outro alerta importante: o Windows 8 Developer Preview não pode ser desinstalado. Caso você queira retornar ao seu sistema anterior, você precisa restaurar o seu equipamento para a sua primeira instalação ou formatar e instalar o sistema novamente.

 Não deixe de postar na área de comentários do blog sua experiência inicial com o WIndows 8. Até a próxima.

 Fonte: TechTudo

3 comentários:

Cesar Cintra disse...

Minha primeira impressão, é que eles estao propondo algo muito similar a plataforma Android. Instalação pronta em 20min. pelo pen drive.

Antonio Ferreira disse...

ate mais rapido que o W7+Chrome. Acesso ao disco rapido, Boot rapido, 15 segundos cravados, apos liga-lo ele ja estava pedindo a senha.

Rafael Augusto disse...

Vou testar multimidia, e reporto aqui.

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More